P&d - aneel
Autores:
Bruno Ramos Sodré - bruno.sodre@light.com.br
Jorge Antonio dutra de Souza - jorge.dutra@oi.com.br
Empresa:
Light Serviços de Eletricidade S/A
Objetivo:
A partir desta tela o usuário tem as seguintes opções de inserção de dados:
O principal objetivo do aplicativo é automatizar o processo de cálculo de demanda em 1.Inserir/Editar Cliente; instalações de baixa tensão, de forma a minimizar os possíveis erros gerados e o tempo 2.Inserir nova instalação ou agrupamento; quando a análise é realizada manualmente.
3.Salvar;
4.Imprimir;
Metodologia :
5.Enviar a planilha por e-mail através do Microsoft Excel;
6.Manuais (RECON-BT / Manual do Aplicativo);
A metodologia de cálculo é baseada na RECON-BT, a qual estabelece que uma instalação 7.Sair. pode possuir entradas, do tipo residencial, não residencial e mista (Residencial e Não
Residencial) com seus respectivos circuitos de serviço, assim dependendo do tipo de Inserindo dados: entrada podem ser usados para o cálculo de demanda:
• Fatores de Demanda (Seção A);
• Curvas de Diversidade (Seção B).
A partir da tela da figura 3 o usuário pode inserir todos os equipamentos da instalação, como: motores, aparelhos de ar condicionado, carga de iluminação e tomada entre outros.
A figura 1 apresenta a metodologia de cálculo para cada unidade consumidora (UC) e para cada agrupamento (AGR).
Figura 3 - Tela de inserção de dados.
Figura 1 - Esquema de cálculo de demanda segundo a RECON-BT.
Desta forma, para o cálculo da demanda da proteção geral da instalação (DPG) e do ramal de ligação (DR) são utilizadas as seguintes equações:
Resultados:
Após o usuário inserir os dados da instalação, o mesmo pode visualizar o resumo destes e o desenho da instalação, como mostra a figura 4.
DPG =( DAGR+DAGNR)*0,9 e DR=(DPG+Dserviços)*0,9
A mesma lógica que é aplicada ao agrupamento consta nas normas de projeto para o dimensionamento da rede secundária e da