Os problemas ambientais no mundo e no Brasil, com enfoque na água.
É possível dividir os problemas ambientais do mundo em três níveis:
- Alterações climáticas
Os efeitos de El Niño e La Niña: São fenômenos que se manifestam nas águas oceânicas do Pacífico ocasionando alterações no clima do planeta Terra e interferências nas variações de temperatura e na regularidade das chuvas. Geralmente seguido do El Niño ocorre a La Niña, porém com efeitos contrários. O aumento dos ventos alísios carrega as águas quentes superficiais para a Ásia, e as águas frias seguem a direção inversa, chegando à superfície aos arredores do litoral peruano.
Degelo no Mundo: O degelo é um dos efeitos do aquecimento global que vem ocorrendo em diversas partes do planeta. As grandes cordilheiras mundiais estão tendo suas massas de gelo e neve reduzidas.
-Formas distintas de poluição
Poluição do ar: É causada principalmente pela queima de combustíveis fósseis (como o carvão e o petróleo) que aumenta a concentração de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera terrestre.
Poluição da água: As águas são contaminadas pelo lançamento de materiais poluentes nos mares, rios, lagos e represas. Lixo, produtos químicos e esgoto sem tratamento são os principais poluentes das águas e a despoluição das águas é um processo bastante trabalhoso.
Poluição do solo: É causada pelos lixos que são jogados em locais impróprios e que demoram se decompor, e por componentes químicos.
Poluição sonora: Ocorre principalmente nos grandes centros urbanos devido às buzinas, ruídos de motores e escapamentos, máquinas, e pessoas falando ao mesmo tempo, prejudicando o sistema auditivo.
Poluição visual: É provocada por placas, propagandas, outdoors, pichações dispostos em ambientes urbanos.
-Extinção de espécies e desmatamento Muitas florestas estão sendo derrubadas para o comércio de madeira, ou sendo queimadas para a formação de pastos e para o crescimento urbanização. Animais estão sujeitos à caça e pesca