Os benefícios da tecnologia da informação aplicados á logística.
Resumo:
Este estudo tem como objetivo demonstrar os ganhos obtidos com o investimento em tecnologia da informação, através de softwares especializados no gerenciamento de centros de distribuição e armazenagem na operação logística.
1.Introdução
Em meados dos anos 80, a aplicação da tecnologia voltada para a área de logística não era tão frequente, pois, o alto custo de implantação na época tornava esse tipo de investimento inviável para a área. Os poucos que usufruíam desses recursos tecnológicos eram companhias de grande porte onde possuíam profissionais aptos a operar o sistema e suporte técnico.
Ao longo dos anos a tecnologia deixou de ser algo restrito a apenas grandes organizações e passou a ser mais acessível ganhando espaço entre as empresas de pequeno e médio porte na aplicação dos recursos a área logística e com isso através dos benefícios atrelados a tecnologia, as organizações começaram a possuir processos de negociações mais eficientes e ágeis, o que facilitou economicamente muitas transações entre fornecedores e clientes.
Assim então, com a tecnologia crescendo no mundo corporativo e tendo em vista a informatização nos processos logísticos, os módulos de produção e gerenciamento da cadeia tiveram grande contribuição para a otimização do desempenho logístico. Hoje em dia, a administração de processos ligados á gestão de estoques, armazenagem, e distribuição ficam praticamente impossível sem o auxilio da tecnologia da informação para atender de forma eficaz a todas as exigências dos parceiros e clientes.
2. Logística: História e Conceitos
A palavra logística é de origem francesa – do verbo lorger, que significa “alojar” e é definida como “o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender