filmes finos
Disciplina: Química inorgânica experimental
Professor: Francisco Ordelei Nascimento da Silva
Alunos: Adalto Ferreira Lima de Albuquerque Raquel Revoredo Pinheiro de Souza
Experimento:
Sistemas e Reações Químicas
Natal/RN
Setembro/2013
Objetivos
O experimento tem como objetivo caracterizar os critérios de ocorrência de reações químicas, e através disto classificar as reações e reconhecer os tipos de precipitado formados no sistema.
CONCLUSÃO
Através do experimento foi possivel caracterizar os critérios de ocorrência de reações químicas, além de classificarmos as reações e reconhecermos os tipos de precipitado formados no sistema ocorrido em cada uma delas.
Procedimento Experimental Para a realização do experimento, divide-se o processo em duas etapas. A etapa I refere-se ao sistema A, enquanto a etapa II refere-se ao sistema B. Em ambas etapas, utiliza-se 1 mL do primeiro reagente e adiciona-se, gota a gota, o segundo reagente até que seja possível a observação de alguma alteração no sistema.
Questionário
1. Diferencie mudança física de mudança química.
A mudança física altera uma substância sem mudar sua composição química a nível particulado, como por exemplo o ato de amassar uma folha de papel, transformando-a em uma bola.
Já a mudança química transforma um composto em outro. Se queimássemos a bola de papel a transformaria em gás carbônico mais vapor de água (produto de toda combustão completa).
2. O que é um precipitado? Que observações indicam a formação de um precipitado?
A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substãncia insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido a reação química ou quando a solução foi supersaturada por um