o álcool vem do açucar
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa(desde dezembro de 2012). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Stalinismo (português brasileiro) ou estalinismo (português europeu) designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios. O termo "stalinismo", na maioria das vezes, designa essencialmente o domínio absoluto de uma dada liderança, a qual dispõe de meios por intermédio dos quais estabelece como "verdade" a sua interpretação particular doMarxismo, do qual se arvora a condição de único e legítimo intérprete. Neste sentido, o stalinismo reproduz e alimenta uma estrutura de pensamento único, como o que foi constituído pela Igreja Católica Romana após a declaração da infalibilidade papal em 1870.
Críticos trotskistas do stalinismo afirmam que tal corrente é anti-marxista1 : alguns afirmam que é totalitária e mesmo fascista2 (ver: divergências entre Stalin e Trotsky). Entre os académicos marxistas, tal corrente (junto com outras) é chamada de marxismo vulgar3 , por ter incorporado à sua base ideológica pensamentos não originários de Karl Marx.
Por outro lado, existem os que afirmam que o regime de Stalin foi capaz de salvar o povo soviético da invasão promovida pelo nazi-fascismo e ao mesmo tempo promoveu um progresso econômico, científico, social, militar e político nunca visto na Rússia e União Soviética.4
Algumas correntes, principalmente anti-trotskistas acreditam que o termo foi criado pelo crítico Leon Trotski, para dividir o movimento comunista, e desta forma, derrubá-lo, através de