O alcool vem do açúcar
Terceiro Ano do Ensino Médio
Disciplina de Química
EXPERIMENTO DA REAÇÃO QUÍMICA PARA OBTENÇÃO DE ÁLCOOL A PARTIR DE AÇÚCAR
R E L A T Ó R I O F I N A L
Equipe:
Ana Caroline Conceição das neves – carol_nevesss@hotmail.com
Ásafe Bueno Freitas – asafebf@gmail.com
Professor:
Douglas Teixeira
Tubarão
Setembro – 2012
1.Introdução:
A séculos, muitos produtos que são frequentemente procurados e ingeridos como: queijo, cerveja, vinho, vitaminas, manteiga, vinagre, antibióticos e pães; dependem da fermentação. Os produtos de fermentação foram usados desde a antiguidade. Habitantes das cavernas descobriram que a carne envelhecida tem um sabor mais agradável que a carne fresca.
O valor medicinal de produtos fermentados é conhecido de há muito tempo. Os chinêses usavam coalho de feijão-soja mofado para curar infecções de pele há 3.000 anos. Os índios da America Central tratavam feridas infetadas com fungos. Na indústria, outro produto comumente procurado é o etanol, mais conhecido como álcool etílico. O álcool etílico ou etanol pode, através da fermentação, ser obtido a partir de vegetais ricos em açúcar, como a cana-de-açúcar, a beterraba e as frutas do amido, extrato da mandioca, do arroz e do milho, e da celulose extraída da matéria principalmente dos eucaliptos.
A maior parte do álcool produzido é obtida através da cana-de-açúcar. A mandioca também é utilizada em menor escala.
O processo se baseia na fermentação que é a transformação que ocorre nas substancias orgânicas, sob a ação de enzimas que são produzidas por microorganismos como fungos, leveduras ou bactérias.
As enzimas são moléculas que aumentam a velocidade das reações químicas, por este motivo, as enzimas são denominadas catalisadores biológicos.
As leveduras, são usadas na indústria para se obter álcool etílico através da fermentação de matérias que possuem açúcar. No fermento biológico há um tipo de levedura, um microoganismo