O X da questão Eike Batista
O X da Questão, da editora Primeira Pessoa, escrito por Eike Fuhrken Batista,iniciou o curso de engenharia metalúrgica na Universidade de Aachen, na Alemanha, hoje empresário, nasceu no dia 03 de novembro de 1956, filho de Jutta Fuhrken e Eliezer Batista, nasceu em Governador Valadares, Minas Gerais.
O livro foi prefaciado por Eliezer Batista, pai do empresário com o objetivo de permitir que os leitores conheçam mais amiúde as fartas doses de esforço, dedicação, ousadia e competência por trás das realizações de Eike Batista e, se possível, transformar esta trajetória em estímulo para as próximas gerações.
Os dois termos muito usados pelo autor são holding e logística que tem os seguintes conceitos:
Holding: holding designa uma empresa que controla um grupo de outras empresas através da posse da totalidade ou da parte dos respectivos capitais sociais, empresas estas que podem ou não pertencer a diversos setores de atividade. Por vezes as holding são apenas gestoras das participações sociais, assumindo a forma jurídica de SGPS (Sociedade Gestora de Participações Sociais) praticando, nestes casos, um tipo específico de gestão, em que a empresa compra, vende e detém outras empresas sem acrescentar qualquer valor às mesmas.
Logística: é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística está intimamente ligada as ciências humanas, tais como a administração, a contabilidade, a estatística e o marketing, envolvendo diversos recursos da engenharia, tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.
DESENVOLVIMENTO
O livro o x da questão foi escrito pelo próprio Eike Batista, não tem por objetivo apresentar a vida íntima de Eike, mas sim a sua trajetória como empreendedor.
Eike afirma ter aprendido a ter autoestima e disciplina, atributos fundamentais para sua formação de empreendedor. Depois de passar a infância no Brasil, foi morar, no início da