Plano de pesquisa unip
ALUNAS: Gabriela Ferreira Machado Iorrana Laís Ferreira Juliana Cristina Cunha
CURSO: Ensino Médio
ORIENTADOR: Roney Staianov Caum
CO-ORIENTADOR: Flávio Borges do Nascimento
TÍTULO DA PESQUISA: A Parafenilenodiamina como consequencia alérgica
OBJETIVO:
Desenvolvimento de um teste que possibilita a identificação de alergias decorrente da subistancia Parafenilenodiamina (popularmente conhecido como corante castanho), presentes em tintas de cabelo, impressão de fotografias e nas tatuagens de Henna. Um teste simples, prático e rápido que não requer cortes ou qualquer dano ao individuo.
DESCRIÇÃO:
Palavras Chave: Parafenilenodiamina – alergia – henna – teste
O Parafenilenodiamina é o corante usado nas tinturas de cabelo nos tons castanho e suas variações. O mais preocupante é sua inclusão, de forma ilegal, nos corantes usados nas chamadas Tatuagem de Henna, onde em contato com a pele pode causar dermatite, em pessoas com alergia à substancia.
Essa mistura também é comercializada como Hennas Negras que não são mais nada do que a henna comum, natural, com uma dose cavalar de Parafenilenodiamina. Com isso se ilude os usuários(as) de que se está usando um produto natural de cor mais forte, mas o que não se sabe é que este corante representa um alérgeno potencialmente perigoso porque, usado de forma incorreta sensibiliza uma área de grande reatividade com manifestações locais de eczema, queda de cabelos e sintomas generalizados de urticária, podendo trazer cicatrizes permanentes.
Com isso o projeto busca desenvolvimento de um mecanismo teste, que possibilita saber se o usuario tem ou não a alergia, de modo rápido e seguro.
METODOLOGIA:
Através de pesquisa, informações e consultas médicas, será desenvolvido um teste simples, prático e rápido para obtermos resultados e distinguir quem tem alergia ao pigmento da