O Voice Picking ganha For a no Pa s
Uma das principais novidades tecnológicas dos últimos anos na logística, a adesão do sistema por comando de voz (Voice Picking) nos processos de separação dos pedidos ganha cada vez força no varejo, distribuidores, operadores logísticos, em decorrência de suas inúmeras vantagens, comparadas à utilização de papel ou coletores de dados.
Composta por um headset que é ligado em um Talkman (Computador Móvel que fica preso a cintura do operador) que se conecta a uma rede de radiofrequência que liga o equipamento ao sistema que é controlado por computadores (Desktops) e servidores, o Voice Picking tem como uma das suas principais vantagens uma maior precisão na separação dos itens, maior produtividade e um rápido retorno do investimento para as operações.
O sistema de separação por voz é um grande aliado no gerenciamento dos armazéns, pois é ligado diretamente ao WMS (Software de Gestão de Armazéns) e permite a comunicação dos operadores ao sistema WMS por meio do reconhecimento de Voz o que faz com que seja dispensável o uso das mãos. Em vários casos de sucesso na implantação desta tecnologia se alcançou a marca de 99,9% de acuracidade na operação e um ganho de produtividade entre 10 e 35%.
De acordo com as principais empresas de tecnologia que realizam a implantação deste sistema o aplicativo tem um alto índice de aderência aos principais tipos de operações.
Operações repetitivas com um elevado número de itens, e um grande nível de fracionamento como: distribuidores de alimentos, supermercados e empresas de e-commerce são operações muito propicias a implantação desta tecnologia.
Os ganhos operacionais, financeiros e estratégicos que são obtidos após a implantação desta solução são grandes:
Redução de Custos com Papel
Informações em tempo real da operação
Aumento de 10% a 35% de aumento de produtividade na operação
Ganho em acuracidade de até 99,9%
Diminuição dos riscos de acidente durante a movimentação no armazém
Equipamento