O velho - A historia de Luiz Carlos Prestes
Venturi, perpassa toda a vida de um dos personagens mais perseguidos do século passado, o líder do Partido Comunista Brasileiro, Luiz Carlos Prestes.
O filme mostra a épica marcha de 25.000 km da Coluna Prestes nos anos 20, quando o líder era ainda capitão e suas relações políticas com Getúlio Vargas. Trata de sua transferência para a União Soviética – quando aprofundou seus conhecimentos marxistas – e de seu retorno clandestino ao Brasil.
Foi na viagem de volta que Prestes conheceu Olga Benário, que posteriormente seria entregue à Hitler por Vargas. Olga morreria em um campo de concentração na Alemanha.
A partir de 1935 Prestes se alia à ANL – Aliança Nacional Libertadora, sendo conclamado presidente de honra da instituição e exigindo a derrubada de Vargas. Com essa posição o movimento é colocado na ilegalidade e Prestes comanda a Intentona Comunista, uma frustrada tentativa de tomada de poder que desencadeou um violento processo de repressão e prisão contra os comunistas. Em 1936 Prestes é preso e condenado à prisão; nove anos depois é anistiado pelo Estado Novo. Elege-se senador, mas devido à cassação O documentário “O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes” do diretor Toni do registro do PCB, Prestes é novamente colocado na clandestinidade.
Com o golpe militar de 1964, foi novamente perseguido e, ao final dos anos 60 exilou-se na União Soviética só regressando ao Brasil em 1979 devido à anistia.
A partir de 1982, devido a divergências no PCB, junto a diversos militantes, uniu-se ao PDT, lutando pelo não pagamento da divida externa e pela eleição de Leonel Brizola.
Luis Carlos Prestes