O Valor e as Especificidades Da Filosofia
O Valor e as Especificidades
Da Filosofia
A Universalidade
A Radicalidade
A Transversalidade
Introdução
Se pensarmos bem, é a filosofia que tem mantido o mundo em constante movimento e não o tem deixado cair na ignorância assim que tem formado grandes homens que encaram o mundo de uma maneira diferente, questionando ate mesmo os objetos mais habituais e mantendo um sentimento de grande admiração pois, como uma criança não se conforma com o mundo.
A Universalidade
A Filosofia é um saber universal, porque o seu objecto de estudo é a Totalidade da experiência humana, podemos filosofar sobre tudo o que quisermos. Mas também é universal pois as suas questões colocadas à humanidade em geral.
A filosofia também se distingue das outras ciências graças a sua universalidade, pois enquanto que o objecto de estudo de outras ciências é sempre parcelar o da filosofia é total e integral.
A Radicalidade
A filosofia é um saber radical porque vai à raiz dos problemas. Para o filósofo não existem respostas conclusivas: cada resposta é um momento do questionamento filosófico, é um patamar na busca da verdade, que serve de apoio para a colocação de novas questões, mais profundas e abrangentes.
Enquanto busca do sentido, filosofar dá sentido, em primeiro lugar, à ignorância que é o seu ponto de partida, em segundo lugar, ao mundo enquanto objecto de interrogação. Ao tentar compreender o porquê de todas as coisas, o filósofo está perante o mundo como um construtor de puzzles.
A Transversalidade
A filosofia transgride as suas fronteiras ,ou seja, intromete necessariamente em outras diversas ciências. Para o investigador da filosofia não há limites para conhecer, o seu único limite e a moralidade que se exige na transgressão das fronteiras do saber.
RELAÇÃO ENTRE
FILOSOFIA E OUTRAS
CIÊNCIAS
O papel da filosofia não é o de funcionar como fundamento ou extensão das ciências, mas