serviço social e a gestão de politias públicas
Cidade: Santana do Ipanema Estado: Alagoas
E-mail: claudia-aaaa@hotmail.com CPF:07248134465
Curso:
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Atividade Complementar referente a recuperação da disciplina:
SERVIÇO SOCIAL E A GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Para compreendermos melhor e avaliar as políticas públicas sociais que são implementadas pelos governos, é de fundamental a compreensão da concepção do Estado e de política social que sustentam tais ações e programas de intervenção.
Com a crescente sofisticação na produção de instrumentos de avaliação de programas; projetos e mesmo políticas públicas é fundamental se referir às questões mais profundas, as quais informam basicamente as decisões tomadas, as escolhas feitas os caminhos de implementação traçados e os modelos de avaliação aplicados, em relação a uma estratégia de intervenção.
Uma relação considerada fundamental é a que se estabelece entre Estado e políticas sociais, especialmente quando se focaliza as políticas sociais, entendidas como, as de educação, saúde, previdência habitação, saneamento, entre outros. Devemos ressaltar a diferenciação entre Estado e Governo, para que possamos adotar uma compreensão sintética, compatível com cada um eles em específico o Estado como órgão legislativo, tribunais, exército e outros que não formam um bloco monopolítico necessariamente – que possibilitam a ação do governo e governo como um conjunto de programas e projetos que parte da sociedade como políticos, técnicos, organismos da sociedade.
Políticas públicas são aqui entendidas como o “estado em ação” ( Gobert, Muller 1987); é o estado implementado um projeto de governo, através de programas, de ações voltadas para setores específicos da sociedade. Políticas sociais se referem a ações que determinam padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição