A Origem Da Pol Cia Militar
Consideraçôes iniciais
Segundo a POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO, (2013) a idéia de “polícia” surge:
Numa sociedade tribal, o chefe do clã tem condições para administrar as regras e fazê-las cumprir. Contudo, na medida em que a sociedade cresce, passa a ser imprescindível a ação de agentes de coerção mais eficazes, pois, a partir de determinado momento as ações dos indivíduos não podem ser controladas tão somente por um chefe. É nesse momento que surge a organização denominada Polícia.
Segundo a PMMT, (2013) a palavra “polícia”, da sua origem aos dias atuais:
Polícia é um vocábulo de origem Grega (politeia), e passou para o Latim
(politia), com o mesmo sentido: governo de uma cidade, administração, forma de governo. Todavia, com o passar do tempo, assumiu um sentido particular, passando a representar a ação do governo, enquanto exerce sua missão de tutela da ordem jurídica, assegurando a tranqüilidade pública e a proteção da sociedade contra as violações e malefícios.
Conforme Martins (2008, p.42) Por outro lado:
Antônio Geraldo da Cunha sintetiza a origem e a evolução histórica do tempo “polícia” informando que, em seu sentido primitivo, significou boa educação, passou a ser utilizado em relação ao conjunto de regras impostas ao cidadão para assegurar a moral, a ordem pública e, posteriormente, para designar a instituição ou corporação encarregada de fazer respeitar as leis.
Na verdade, não há sociedade nem Estado dissociados de polícia, pois, pelas suas próprias origens, ela emana da organização social, sendo essencial à sua manutenção.
Conforme Martins (2008, p.42) com as definições de “polícia” acrescenta:
[...] por sua derivação, em amplo sentido, quer o vocábulo exprimir a ordem pública, a disciplina política, a segurança pública, instituídas, primariamente, como base política do próprio povo erigido em Estado. [...] Em sentido estrito, porém, quer o vocábulo designar o conjunto de instituições, fundadas pelo