SÍNTESE I – ESPECIFICIDADE DA FILOSOFIA/ II – O PENSAMENTO GREGO
I – ESPECIFICIDADE DA FILOSOFIA/ II
– O PENSAMENTO GREGO
SANDRA MELLO DE MENEZES FÉLIX DE SOUZA
NITERÓI
2010
Síntese apresentando as contribuições do pensamento de Sócrates, Platão e
Aristóteles para a concepção de educação como “Paidéia”.
A Filosofia não é um saber isolado, tem como especificidade o trabalho da razão, a experiência de pensamento. É a vivência da significação e da atribuição de sentido as coisas, ao seres, aos fenômenos e as relações entre eles. Nada é inquestionável. Ela se serve da reflexão crítica para a clarificação da situação peculiar do Homem no Mundo. E ao receber influências do meio passa a influenciar e a contribuir nas grandes transformações. É essa especificidade que lhe confere um lugar insubstituível entre os distintos saberes humano. Ao procurarem explicar o mundo que os cercavam, tendo como ponto de partida a razão, os gregos trouxeram valiosas contribuições para diversos campos do saber.
Ao se colocar de frente a uma realidade, a busca pelo conhecimento do conhecimento, levará o ser humano a uma atitude de questionamento, uma reflexão sistemática e ao desvelamento da verdade. A Paidéia tem o duplo significado de educaçãoformação, indicando que a educação se diferencia da idéia de aprendizado. A filosofia dialética e a educação: o homem como ser histórico; a educação e a transformação social.
A educação do homem integral consistia na formação do corpo pela ginástica, na da mente pela filosofia e pelas ciências, e na da moral e dos sentimentos pela música e pelas artes, consistindo na integração recíproca entre a cultura de uma sociedade e a criação individual de outra cultura visando educar a criança para a harmonia. A educação como paidéia tem como objetivo tornar o homem apto ao desenvolvimento do caráter virtuoso. A Filosofia é uma “pedagogia da razão” (Olgária Matos). É uma “paidéia” , uma educação formadora, pois surge de uma reflexão sobre a racionalidade. Para a filosofia,
educar