Filosofia
Prof. Artur Motta
1) Segundo Marilena Chauí (2003, 11), Sócrates é considerado o patrono da Filosofia por diversas razões.
Observe as razões abaixo:
I – Porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos.
II – Porque costumava dizer que era impelido por um espírito interior que o levava a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira de todas as coisas.
III – Porque era filho de uma parteira e dizia que sua mãe ajudava o nascimento dos corpos e que ele também era um parteiro, mas não de corpos e sim de almas.
IV – Porque ele vivia numa caverna de ilusões, como vivem todos os filósofos, até se libertar dela e enxergar claramente a realidade.
Estão corretas
(A) as razões I, II e III.
(B) as razões I, II e IV.
(C) as razões I, III e IV.
(D) as razões II, III e IV.
(E) somente as razões III e IV.
2) Segundo Chauí (2003, 14),
Quando distinguimos entre verdade e mentira e diferenciamos mentiras inaceitáveis de mentiras aceitáveis, não estamos apenas nos referindo ao conhecimento ou desconhecimento da realidade, mas também ao caráter da pessoa, à sua moral.
Nas linhas abaixo, damos continuidade ao seu texto, deixando lacunas que você deve preencher corretamente, segundo o pensamento da autora:
Acreditamos, portanto, que as pessoas, porque possuem _____________________, podem ser morais ou imorais, pois cremos que a __________________________ é o poder para escolher entre o bem e o mal. E sobretudo acreditamos que exercer tal poder é exercer a ______________________________, pois acreditamos que somos ______________________ porque escolhemos voluntariamente nossas ações, nossas ideias, nossos sentidos.
As palavras que completam corretamente as lacunas são, respectivamente
(A) vontade – liberdade – vontade – livres.
(B) liberdade – liberdade – vontade – autônomos.
(C) liberdade – vontade – bondade – livres.
(D)