Resenha Crítica
ITPAC-INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO LTDA.
Rua 02, Quadra 07, s/n, Jardim dos Ypês – Porto Nacional – TO – CEP 77.500-000
Resenha Crítica do Artigo Cientifica
NAYARA ELLEN PEREIRA BARBOSA
PORTO NACIONAL
04/04/2014
Resenha Crítica
Com o crescimento populacional e o aumento do número de indústrias, a geração de resíduos também cresce. Referidos resíduos devem ser tratados de forma correta, o que muitas vezes não é feito, trazendo consequências nocivas ao meio ambiente (Calderoni, 2003).
Dentre as várias formas de processamento e disposição final do lixo, a reciclagem dos resíduos recuperáveis tem sido defendida por entidades ambientalistas e vem obtendo cada vez mais aceitação, em todo o mundo. O reúso ou recuperação desses resíduos além de ajudar nas questões sanitárias e na preservação das reservas naturais de matérias-primas, elimina custos com armazenamento, proporcionando economia para as empresas e para o estado. Tendo em vista a necessidade de se reincorporar os resíduos gerados pela indústria de tijolos cerâmicos assim os produzidos pela indústria de calçados e também valorizar a produção de sisal da região, procurou-se desenvolver, neste trabalho, elementos construtivos leves a partir de matrizes cimentíciascom incorporação de resíduos industriais (resíduos de tijolos cerâmicos e EVA) e fibras de sisal. Avaliaram-se as adições pozolânicas para formação da matriz cimentícia autoadensávele a resistência mecânica dos compósitos MATERIAL E MÉTODOS
Os resíduos de EVA (etil vinil acetato) foram coletados em uma indústria de calçados na cidade de Campina Grande, PB, e triturados em um moinho de facas rotativas. Obtiveram-se os agregados leves através de peneiras de diferentes aberturas, colocadas na saída do moinho e aparados em sua gaveta frontal.
Foram realizados os seguintes ensaios de caracterização física: massa unitária no estado solto; absorção de água e