O Valor Formador do Trabalho
O VALOR FORMADOR DO TRABALHO
RESUMO: Neste presente artigo será abordado de forma crítica como o trabalho, principalmente estando entrelaçado ao estudo, pode formar um simples homem sem entendimento, em um cidadão consciente de suas obrigações e de sua importância à sociedade. O intuito da relação entre trabalho e estudo é a formação de pessoas que não se conformam com o “pronto”, mas buscam por meio de situações críticas, resoluções que contribuem para sua formação. As transformações causadas em pessoas que relacionam estes termos têm mostrado que é possível o aprendizado por meio do trabalho, levando-os totalmente para fora de uma alienação social. Portanto o trabalho é provado como uma forma criteriosa de formação e transformação e é devido a isso que se tem a necessidade de associação a educação.
Palavras-chave: Trabalho – Educação – Transformação.
Desde o princípio da sociedade o homem tem caminhado e progredido por meio do trabalho, e por este – mesmo que por muitas vezes de forma inconsciente – tem contribuído para o qual está inserido. Sem ele, o ser humano “regressa ao passado”, e não vendo outra saída acaba sendo alienado por este mundo que só cresce e exige cada vez mais de seus habitantes. Ao ser associado à educação, o trabalho se torna de grande valia para aqueles que o sabem usufruir, pois, os levam as descobertas que por si mesmos é praticamente impossível de se ver.
1. O TRABALHO COMO NECESSIDADE DO HOMEM.
Com o nascimento da humanidade também surgiram necessidades que para serem sanadas, era preciso que o homem – de acordo com o problema – pensasse em algo e agisse dando resolução ao que lhe precisava. Onde desse modo, surgiram materiais que facilitavam e auxiliavam em seu cotidiano, como por