O valor da informacao
"FAZENDO AS PERGUNTAS CERTAS, A INFORMAÇÃO QUALIFICADA PODE GERAR GRANDES NEGÓCIOS”.
Sabemos que as informações têm um custo, ou seja, precisamos de tempo e de dinheiro para obtê-las. Mas sabemos também que informações de melhor qualidade nos auxiliam a tomar decisões porque reduzem a probabilidade de erro. A nossa pergunta agora é: quanto vale uma informação?
Para vencer em um cenário hipercompetitivo como o que estamos vivendo, é preciso muito mais que informação. Cada vez mais é necessário ter em mãos informação qualificada que realmente gere valor. Com essas informações o próximo passo é elaborar soluções que representem uma maneira criativa de prospectar dados, índices e informações que possam levar à construção de cenários reais e não apenas a um conjunto de respostas que não representam a essência do que está sendo efetivamente buscado, logo, precisamos de um conjunto de interpretações que facilite uma análise estratégica, bem como encaminhe da melhor forma as decisões de caráter gerencial.
Podemos dizer também que a viabilidade econômica da informação é investigar a opinião do consumidor sobre determinado produto, serviço ou ação empresarial antes de sua implementação. Essa ação é imprescindível dentro de um mercado altamente competitivo. Com esse apoio é possível avaliar os desafios envolvidos no processo, diminuindo riscos e maximizando investimentos. Pode ser estruturada também para realizar auditorias, acompanhando a viabilidade do projeto nas diversas etapas que compõem o seu lançamento no mercado.
Na chamada Sociedade da Informação ou do Conhecimento, mais do que nunca, a informação é vital para o processo de tomada de decisão de Estados, empresas, órgãos públicos, ONGs, Instituições, partidos políticos, etc.. . Com a ampliação dos meios de comunicação e, consequente, democratização da informação, cerca de 80% das informações necessárias para subsidiar os processos de tomada de decisão públicos ou privados estão