Trabalhos
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina administração de benefícios e remuneração.
Orientador: Prof. Valquíria Gasparotte
Campos dos Goytacazes - RJ
2009
Só faz sentido falar em remuneração estratégica se a empresa tiver uma estratégia bem definida de negócios. As políticas de administração da remuneração seguem as estratégias dos negócios. Se a empresa tiver uma estratégia de negócios, a definição de uma estratégia em remuneração fica fácil. Existem exemplos de pontos importantes a serem avaliados para a definição das estratégias de remuneração que valem a pena serem enumerados:
• Cultura da empresa em relação à aceitação e disposição paracorrer riscos
• Filosofia de gestão da empresa nas áreas de negócios e de recursos humanos
• Situação econômico-financeira
• Estágio de desenvolvimento ou idade organizacional da empresa A empresa jovem aceita discutir mudanças, ou faz mudanças até sem discutir. A empresa em crescimento aceita correr riscos.A empresa na plenitude do seu potencial quer discutir antes benefícios de qualquer mudança. A empresa estável vai pensar muito antes de fazer qualquer mudança. A empresa burocrática vai demorar muito para aceitar apenas mudanças cosméticas. Na empresa “despencando morro abaixo”, mudanças talvez só serão possíveis com um novo dono. Em cada fase ou estágio, a estratégia precisa ser coerente com as necessidades da empresa para atingir seus objetivos estratégicos. Perfil dos principais executivos. Empreendedores aceitam implementar estratégias que levam à manutenção de um quadro de pessoal enxuto e de alto desempenho. “Controladores de pessoas” adotam estratégias que geralmente resultam em um quadro de funcionários inchado e uma folha de pagamento idem. Há muitas variáveis relacionadas com