Crecimento econômido e a questão ambiental
966 palavras
4 páginas
Crescimento economico e a questão ambientalLuis Eduardo Magalhães - BA
2011
Crescimento economico e a questão ambiental
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Elaboração e Análise de Projetos de Conservação e Proteção Ambiental e Estatística.
Prof. Rosimeire Midori, Thiago Augusto, Luciana Rodrigues e Eliane de Oliveira.
Luis Eduardo Magalhães - BA
2011
Introdução
Luis Eduardo Magalhães, situado na região oeste do estado da Bahia, vem vendo cenário de grande preocupação. O progresso chegou trazendo com ele benefícios para a nossa região. A cidade cresceu se desenvolveu, a população aumentou, com um solo fértil Luis Eduardo Magalhães e sua região ganharam fazendas repletas de plantações, se tornando vitima de todo esse desenvolvimento, pois começou a sofrer com todos esses problemas: esgoto, retirada de areia, assoreamento, contaminação do solo, desmatamento e resíduos sólidos.
Referencial Teórico
Ação antrópica desenfreada no atual meio técnico-científico-informacional é resultado, principalmente, do uso demasiado dos recursos naturais, em prol, quase que única e exclusivamente, dos interesses do grande Capital. Hodiernamente, o Homem vive a máxima de sua evolução, onde ele não é mais determinado, pelo menos não como antes, pelas intempéries da Natureza, haja vista o aparato tecnológico a ele disponível, fazendo a
Natureza ser vista agora como fonte “inesgotável” de bens e recursos, e não mais como a ameaça de outrora.
Infelizmente, ainda que diante aos muitos benefícios oferecidos pelo avanço das técnicas, o qual culminou na chamada Globalização, os impactos negativos da ação antropogenética são tão significativos quantos os primeiros, sejam os impactos na natureza, e na própria espécie humana.
Os resultados dessa ação desenfreada são inúmeros, como no caso da Mata
Atlântica no Brasil, que