O uso de energias elétricas
Hidráulica
A implantação de usinas hidrelétricas inundam áreas, desse jeito destruindo a flora e a fauna, causam desmatamentos, modificam o curso natural dos rios e alteram a qualidade da água, além de tirar muitas famílias de seus lugares de origem.
Carvão e derivados
O carvão é um combustível fóssil. Nele encontram-se o carbono e o magnésio, o que contribui para o aquecimento global e efeito estufa.
Nuclear
Trazem efeitos desagradáveis para o meio ambiente. Lançam gases na atmosfera que contribuem para o efeito estufa. Armazenamento de lixo radioativo. Derivados de petróleo
Há a possibilidade de derramamento de petróleo em mares. Com isso, temos a contaminação de águas, que ocasionam a morte de peixes e outros seres marinhos.
Gás natural
É combustível fóssil, ou seja, é uma energia não renovável. É poluente e apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.
Eólica
Causa ruídos elevados nas proximidades dos geradores eólicos, atrapalhando aves na migração para outros lugares, por exemplo. Causam deslocamento na fauna e flora. Emitem gases poluentes e contribuem para a poluição sonora e visual.
Biomassa
Causa destruição de faunas e floras com extinção de espécies, contaminação do solo e mananciais de água por uso de adubos e defensivos e manejo inadequado. Alguma energia elétrica que não causa tanto prejuízo ao meio ambiente
Embora todas causem algum tipo de impacto ambiental ao meio ambiente, entre as fontes acima, uma que poderia ser aumentada é o gás natural que é um recurso energético válido para evitar a degradação do meio ambiente. O gás natural é o combustível fóssil menos nocivo, oferecendo menos riscos à natureza.