O uso das tics no ensino de história
1.1 APRESENTAÇÃO
Este artigo abordará a utilização da Internet, como meio de melhorar a participação dos alunos nas aulas de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Assim, se faz necessário compreender, identificar e analisar como este recurso tecnológico funciona e como permitiria melhor tanto os índices de assiduidade e de interesse, como o conhecimento histórico.
A globalização avança a passos longos em várias áreas do desenvolvimento humano exigindo da educação inovação, acessibilidade, interação, que podem ser produzidas através de novas tecnologias. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) são ferramentas modernas de transferência de dados e de mensagens abertas ou codificadas, através de diversos métodos eletrônicos no formato digital ou analógico. Entre as TICs, a mais revolucionária delas, é a Internet que permite a comunicação entre computadores pessoais (PC), equipamentos como telefones, celulares, tv e até nos carros, etc. e a rede mundial, WEB. Elas estão à disposição do processo de ensino aprendizagem permitindo a construção ou desconstrução das atuais metodologias fomentando a aquisição e mediação de conhecimentos históricos.
O uso da Internet no ambiente educacional não é só uma questão de tecnologia, ela envolve também outros aspectos da vida escolar. A Internet permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas, ao mesmo tempo em que possibilita testar ideias ou hipóteses que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico.
Assim, a Internet e seus ambientes gratuitos, mediados pelo professor de História, promovem o envolvimento do aluno como sujeito ativo e construtor nas problemáticas da sociedade, possibilitando discussões e pesquisas na Rede Mundial de Computadores, no entanto, isso não se reflete na sala de aula.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental requer dos alunos o protagonismo na