O uso da informaçao nas organizaçoes
A nova economia está desencadeando novas formas de obter informações e traçando estratégias competitivas. Nesse sentido, as informações passam a ter um papel fundamental, possibilitando uma melhor e mais rápida percepção das mudanças, facilitando a tomada de decisão e possibilitando um reposicionamento dos negócios com maior agilidade e rapidez de resposta às novas necessidades do mercado. Por conta disso, um dos maiores desafios das organizações, é o de saber detectar e gerenciar a informação que seja eficaz, em busca de um melhor posicionamento no espaço competitivo em que atua.
O avanço da tecnologia da informação influencia profundamente o comportamento da sociedade atual, proporcionando mudanças na economia mundial, gerando um novo padrão de competitividade e, a capacidade de gerar novas informações úteis, em intervalos de tempo casa vez menores, é o que esta fazendo o diferencial competitivo para os países e para as empresas.
Dentro dos avanços tecnológicos, a principal é a INFORMAÇAO que tem a capacidade de gerar, tratar, processar, filtrar e transmitir conhecimento tanto para as empresas quanto para as pessoas, onde o principal desafio é adquirir a competência necessária para transformar informações disponíveis e o conhecimento individual, em ações integradas de alto valor agregado a organização.
A palavra informação deriva do latim, informare, significando dar forma ou aparência, criar, representar, uma ideia ou noção de algo que é colocado em forma, em ordem. Informação pode ser um dado isolado ou um grupo organizado de dados, aos quais são atribuídos significados e contextos uteis as organizações e aos seres humanos, geralmente na forma de um documento ou uma comunicação audível ou visível. Estes dados são transformados em informações por meios dos seguintes processos: * Contextualização: Sabemos qual a finalidade dos dados coletados. * Categorização: Conhecemos as unidades de analise ou as componentes