O uso da Energia Solar no século XXI e os benefícios da mesma para com o meio ambiente
Luiz Vieira de Souza
Graduando da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. E-mail: contato@luizvieira.com.
Resumo: A intenção do seguinte artigo é abordar os grandes benefícios da exploração da Energia Solar, a qual é uma forma limpa e renovável de abastecimento energético, além de discutir as dificuldades enfrentadas pela tecnologia atual. Palavras-Chave: Energia Solar, Século XXI, Eficiência Energética, Energia Limpa, Energia Renovável.
1. Introdução
O Sol é uma estrela pequena formada principalmente por gás hidrogênio. O astro converte este elemento em hélio, sob altas pressões, liberando grandes quantidades de energia através da fusão nuclear. Essa energia é emitida em várias formas e comprimentos de onda do espectro eletromagnético, tanto visíveis quanto não-visíveis, como é o caso dos raios UV (ultra violeta) e infravermelho.
Outro tipo de atividade energética muito conhecido, são as EMC (ejeções de massa coronal, as quais causam fenômenos bastante conhecidos em nosso planeta, como a aurora boreal. Não obstante, o ciclo periódico com campo magnético solar, o qual se completa cada onze anos, também influencia toda e qualquer forma de vida na terra, direta ou indiretamente. (KELLER, 1998).
Apesar de contemplar 99% da massa de todo o sistema solar, apenas uma fração de toda a energia do Sol chega até nós, e isso representa, aproximadamente, 99,9% de toda a energia que existe, hoje, em nosso planeta. (ROBERT, 2002). A estrela amarela é responsável por toda a vida na Terra, influencia totalmente a vida dos seres vivos e mantém a estabilidade do meio abiótico. Estima-se que o Sol ainda continuará ativo por cerca de dois bilhões de anos. Após esse período, todo tipo de vida na Terra terá seu fim. (SIEGEL,1988)
Sendo tamanho o poder do Sol sobre a vida no planeta, abre-se, ainda, a possibilidade de aproveitar muito mais toda