Princípios e práticas de sustentabilidadeurbana e social no século XXI
4206 palavras
17 páginas
UNIP- Universidade PaulistaEngenharia de Petróleo
Princípios e práticas de sustentabilidadeurbana e social no século XXI
Campinas
2014
UNIP- Universidade Paulista
Engenharia de Petróleo
Princípios e práticas de sustentabilidade urbana e social no século XXI
Trabalho semestral, apresentado a bancaexaminadora da Universidade Paulista UNIP para a obtenção de grau bacharelado em Engenharia de Petróleoem orientação daProfessora Janaína Sabino.
Campinas
2014
Sumário
INTRODUÇÃO
O termo sustentar significa conservar, equilibrar, proteger. Transferindo essas definições através de ações em favor do planeta e à preservação da vida, ele adquire o significado atual de sustentabilidade. Trata-se, então, de procedimentos previamente organizados e que, sendo postos em prática da mesma forma, propiciarão o desenvolvimento econômico e a manutenção e equilíbrio do ecossistema. Fica claro que essas medidas devem ser plenamente realistas e executáveis nos diversos setores, incluindo nestes o meio social e o meio ambiente. Sendo assima sustentabilidade social implica na felicidade concreta de uma sociedade para hoje e que se reflita no amanhã da mesma maneira. A concretização para esse bem estar dos homens deve ser promovida por campanhas instaladas tanto pelo poder público, como pelo privado, na aplicação de projetos consistentes e com participação da sociedade, a maior interessada. E a sustentabilidade ambiental está em estreita relação com o desenvolvimento econômico e a preservação da natureza. É o próprio planeta que necessita sobreviver com proteção e que siga da mesma forma no futuro.
Procedimentos públicos devem ratificar a sustentação do meio ambiente com investimentos em tecnologia que permitam a extração e o desenvolvimento social.
1 PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE URBANA E SOCIAL NO