O universo
Não existe nenhuma questão mais enigmática do que essa! A grande maioria dos cientistas acredita na teoria do Big Bang, ou Grande Explosão - mas o que havia antes dela? Tudo indica que seja impossível saber com certeza!
O próprio Big Bang, aliás, já é bem misterioso. Segundo a teoria, há cerca de 15 bilhões de anos toda a matéria que constitui o Universo concentrava-se num único ponto, que explodiu, dando origem a tudo o que conhecemos.
Os corpos celestes
Na astronomia, Corpo celeste é um termo que designa qualquer entidade física existente no espaço sideral. Podendo referir-se a um único objeto como a Lua, o Sol, ou um asteroide, como também a vários objetos que se mantêm unidos por forças gravitacionais, como galáxias, estrelas dupla, ou o sistema solar.
Sistema solar
O Sistema Solar é constituído pelo conjunto de corpos celestes que orbitam o Sol e que, portanto, estão sob sua influência gravitacional. Dentre esses corpos, os maiores são os planetas, que totalizam oito, seguidos pelos cinco planetas anões, vários satélites naturais e inúmeros outros corpos menores, como asteroides e cometas.
Terra: Movimentos prinscipais e suas principais comsequêscias
Rotação da Terra — A rotação da terra é o movimento que essa executa revolvendo-se sobre si mesma. É responsável pela alternância entre o período de tempo ensolarado e o período de tempo sem incidência solar direta conhecido como dia e noite o movimento em torno do seu próprio eixo, dura aproximadamente 24 horas para se completar.
Translação da Terra-A revolução da Terra, também conhecida como translação da Terra, é o movimento elíptico que a Terra realiza ao redor do Sol. Esse movimento, juntamente com a inclinação do eixo de rotação da Terra, é responsável pelas estações do ano o movimento em torno do Sol, dura aproximadamente 365 dias e 6 horas.