O que é filosofia
Etimologicamente é o amor à sabedoria. Amor experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância. Pitágoras Filósofo Grego.
Filosofia provêm de duas palavras Gregas: philos- amigo- e sophia – sabedoria, significando a amizade com a sabedoria, o amor pela sabedoria, então temos que o filósofo seria o amigo da sabedoria.
Para que serve a Filosofia?
Serve não para resolver problemas, mas para fazer o ser humano a pensar, para problematizar, buscando as soluções.
A Finalidade da Disciplina:
Refletir sobre questões como a verdade, a vida e a morte, a liberdade, a justiça a equidade e o Direito.
TEMAS RECORRENTES
A VIDA
Vida é valor inqualificável. É o único valor sobre o qual não pode pairar dúvidas sobre a relatividade; é bem absoluto.
O Direito sempre é chamado a se pronunciar sobre questões que envolvem a vida, tais como: o aborto; a eutanásia; a pena de morte; experimento do células tronco entre outros.
O mestre em busca da verdadeBiografiaSócrates nasceu em Atenas por volta de 469 a.C. Adquiriu a cultura tradicional dos jovens atenienses, aprendendo música, ginástica e gramática. Lutou nas guerras contra Esparta (432 a.C.) e Tebas (424 a.C.) Durante o apogeu de Atenas, onde se instalou a primeira democracia da história, conviveu com intelectuais, artistas, aristocratas e políticos. Convenceu-se de sua missão de mestre por volta dos 38 anos, depois que seu amigo Querofonte, em visita ao templo de Apolo, em Delfos, ouviu do oráculo que Sócrates era “o mais sábio dos homens”.
Deduzindo que sua sabedoria só podia ser resultado da percepção da própria ignorância, passou a dialogar com as pessoas que se dispusessem a procurar a verdade e o bem. Em meio ao desmoronamento do império ateniense e à guerra civil interna, quando já era septuagenário, Sócrates foi acusado de desrespeitar os deuses do Estado e de corromper os jovens. Julgado e condenado à morte por envenenamento, ele se recusou a fugir ou a renegar