O universo
E o universo é tão fantástico quanto inexplicável, e diante desse eloquente cenário, a velha pergunta insiste em intrigar a toda a humanidade. Afinal de contas, de onde veio tudo isso? São inúmeras teorias, sendo a teoria do Big Bang a mais aceita, principalmente pelo fato de que as galáxias estão se afastando cada vez mais rápido uma das outras, levando à conclusão de que todas elas estiveram unidas num único ponto muito pequeno e infinitamente quente e denso, a singularidade.
No entanto, muitos cientistas não são a favor desse modelo, embora este não explique porque havia tanta coisa comprimida ou porque esse ponto quente e denso explodiu. A teoria propõe que toda a matéria existente no universo já estava lá, muito comprimida e num estado completamente diferente daquilo que conhecemos.
Alan Guth, que ganhou recentemente o Prêmio Nobel, tenta esclarecer de uma vez por todas a origem do universo.
De onde veio o universo?
De acordo com ele, tudo pode ser resumido numa única palavra: do zero, do nada. As primeiras partículas surgiram através de um fenômeno quântico, denominado flutuação de vácuo. Os pesquisadores já conseguiram provar que uma simples partícula pode ser originada do “nada”, já que o nada possui uma ínfima quantidade de energia. Essas partículas primordiais emergiram do “nada” e se expandiram numa velocidade absurda em trilionésimos de segundo, formando uma pequena aglomeração que formaria uma grande explosão. Tal teoria completa a