Universo
Houve uma época em que os homens acreditavam que as estrelas eram fogueiras acesas no céu por outras tribos; que o Universo era uma placa plana que se sustentava sobre o casco de uma tartaruga gigante; ou que a Terra, segundo afirmava o astrônomo grego Ptolomeu, no século II, encontrava-se imóvel no centro do céu. Desde os tempos mais remotos, o homem sentiu curiosidade em desvendar os segredos da abóbada celeste. E essa curiosidade o levou a construir telescópios que permitem ver com nitidez objetos que antes pareciam inalcançáveis.
1231902251075O que é o Universo?
Universo é tudo o que existe. Das menores partículas, como as que constituem os átomos, aos maiores objetos, do porte de planetas e estrela, junto com toda a matéria e energia.
00O que é o Universo?
Universo é tudo o que existe. Das menores partículas, como as que constituem os átomos, aos maiores objetos, do porte de planetas e estrela, junto com toda a matéria e energia.
O universo
Originado há cerca de 14 bilhões de anos de uma gigantesca explosão – o chamado Big Bang -, o Universo tem dimensões inimagináveis. A infindável quantidade de estrelas e galáxias segue em expansão indefinida. Até pouco mais de um século atrás, o ser humano mal podia imaginar a grandeza do cosmos. Com os avanços da astronomia e dos instrumentos de observação a partir do século XX, os cientistas puderam comprovar que o Universo era bem maior do que se supunha e que a Via Lactea – a galáxia onde se localiza o sistema solar – é apenas uma entre bilhões e bilhões de outras.
Anatomia das galáxias
As galáxias são agrupamentos estelares, além de gás, poeira cósmica e outros objetos celestes em constante movimento. Cada uma delas comporta cenas de milhões de estrelas; O centro galáctico concentra a maior quantidade de estrelas. A forma e o tamanho das galáxias são bastante variáveis. A via Láctea, por exemplo, tem forma espiral e mede 100 mil anos-luz de um braço a outro. Para dar uma ideia do que isso