O universo, Os deuses, Os homens
Começa sua análise através dos mitos de origem do povo grego que no começo havia um grande abismo escuro, khaos e depois surge Gaia terra, que da origem a dois outros seres: ponto(as ondas do oceano) e Urano (céu), já tinha as ondas céu e a terra. Mas Urano começa a deitar se com gaia sua mãe, fica sobre em “um coito ininterrupto”, Gaia gera em seu ventre muitos filhos (sem braços os titãs ), mas com Urano está sempre sobre Gaia seus filhos não podem sair, cansada daquela situação, cria de si uma arma para que um de seus filhos castre o pai, o que abilita a fazer aquilo e Crono seu filho casula, assim o faz quando é castrado ele da um grito e vai parar lá no alto firmamento. Agora seus filhos estão livres de ventre da mãe. Crono acorrenta seus irmãos sem braços e torna se o rei do Olimpo com desencadeia uma serie de brigas familiares, traiu seu pai ele fica com medo do que o mesmo aconteça com ele, engoli cada filho que ele com sua esposa mas seu último filho ela esconde. Zeus fica escondido em uma caverna protegido de seu pai.
O Segunda parte dessa serie de traições entre pai e filho Zeus trava uma guerra com Crono pelo poder, sai vitorioso, mas quem sai aos seus não degenera faz quase a mesma coisa com, filhos. Só que em vez de engolir seus filhos ele absorve também a mãe. Em vez de Atena nascer do ventre da mãe nasce da cabeça de seu pai.
Quando batalhava com Crono Zeus teve a ajuda de Prometeu. Ele é filho de um titã, Jápeto que é irmão de Crono mas descende de uma linhagem diferente. Prometeu é um aliado de Zeus mas não um partidário, ele age por sua própria vontade.
Mas Zeus trava com Prometeu uma disputa para ver quem é o mais esperto: do sacrifício ao roubo do fogo, mas a sua principal arma contra os pobres homens, foi a criação de uma