Cortex cerebral
Em animais com capacidade cerebral mais desenvolvida, o córtex forma sulcos para aumentar a área de processamento neuronal, minimizando a necessidade de aumento de volume. É constituído por cerca de 20 bilhões de neurônios, que parecem organizados em agrupamentos chamados microcolunas. É formado por massa cinzenta e é responsável pela realização dos movimentos no corpo humano.
O córtex é o local de representações simbólicas, o que ele recebe é processado e integrado, respondendo com uma ação.
É a sede do entendimento, da razão. Se não houvesse córtex não haveriam: linguagem, percepção, emoção, cognição e memória. No Homem, o desenvolvimento do córtex permitiu o desenvolvimento da cultura que, por sua vez, serviu de estimulo ao desenvolvimento cortical.
Aspectos gerais[editar | editar código-fonte]
Uma das maiores mudanças que ocorreu durante o curso da evolução na escala filogenética do sistema nervoso dos vertebrados foi o grande aumento em tamanho relativo dos hemisférios cerebrais. Este facto justifica-se porque o córtex cerebral desempenha um papel fundamental em numerosas actividades algumas das quais de alto nível, acontecendo no ser humano – como a linguagem e o pensamento abstracto.
De um modo geral, o córtex cerebral desempenha várias funções, nomeadamente:
Aspectos básicos da percepção, movimento e resposta adaptativa ao mundo exterior;
Actividades de alto nível como a linguagem e o pensamento abstracto.
Tipos de córtices[editar | editar código-fonte]
O córtex cerebral não apresenta sempre a mesma estrutura. Existem pois três tipos de córtices: