Cortex cerebral
É uma fina camada de substância cinzenta que reveste o centro branco medular do cérebro. No córtex chegam impulsos provenientes de todas as vias da sensibilidade que aí se tornam conscientes e são interpretadas. Do córtex saem os impulsos nervosos que iniciam e comandam os movimentos voluntários e com ele estão relacionados os fenômenos psíquicos.
CITOARQUITETURA DO CÓRTEX
No córtex existem neurônios, células e neurogliais e fibras. As células da neuroglia cortical não têm nenhuma característica especial. Os neurônios e as fibras distribuem-se de vários modos, em várias camadas, sendo a estrutura do córtex cerebral muito complexa e heterogênea. Quanto à sua estrutura distinguem-se dois tipos de córtex: isocórtex e alocórtex. No isocórtex existem seis camadas, já no alocórtex não. As seis camadas são as seguintes: 1- Camada molecular 2- C amada granular externa 3- Camada piramidal externa 4- Camada granular interna 5- Camada piramidal interna ( ou ganglionar) 6- Camada de células fusiformes ( ou multiformes)
A camada molecular situada na superfície do córtex, é rica em fibras de direção horizontal e contém poucos neurônios, destacando-se as chamadas células horizontais (de Cajal). Os diversos tipos de neurônios corticais são classificados de acordo com o tamanho e direção de seu axônio. a) Células granulares: também chamadas células estreladas, possuem dendritos que se ramificam próximo ao corpo celular e um axônio que pode estabelecer conexões com células das camadas vizinhas. É o principal interneurônio cortical, ou seja, estabelece conexão entre os demais neurônios e fibras do córtex. Admite-se que a maioria das fibras que chegam ao córtex estabelece sinapse com as células granulares, que são as principais células receptoras do córtex cerebral. As células granulares existem em todas as camadas, mas predominam nas camadas granular interna e externa. b) Células piramidais