Cance de boca
Câncer de boca é um nome genérico que se dá para vários tipos de tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Eles podem se desenvolver nos lábios, língua, palato (céu da boca), gengiva, tonsilas palatinas (amígdalas) e glândulas salivares.
Inicialmente, o câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou no lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade de falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
O câncer de boca no Brasil encontra-se entre os dez mais incidentes(THULER;REBELO,1999). Os diagnósticos dessa doença são feitos, na maioria das vezes, em fases avançadas(KOWALSKI;NISHIMOTO, 2000). Essa situação indica alguma falha no processo de atendimento ao paciente, uma vez que a doença pode ser prevenida ou diagnosticada em fases iniciais. O diagnóstico em fase inicial é favorecido pela loclização do câncer de boca. Mais de 50% dos casos são diagnósticados em estágios da doença(INCA,2003).
No Brasil, o câncer de boca é o 4º tipo de câncer mais frequente entre os homens e o 7º mais frequente entre as mulheres. A taxa de mortalidade nos homens é 4 vezes maior do que nas mulheres. nos ultimos 30 (trinta) anos, a incidencia do câncer de boca no Brasil tem aumentado. Muitos desses casos sao diagnosticados numa fase muito tardia, levando o perfil das ações de combate do câncer de boca.
O Que Causa Câncer de Boca?
Na maioria das vezes, o câncer de boca está associado a maus hábitos no estilo de vida. O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca.
Além do alcoolismo e tabagismo, outros fatores de risco, incluem: hábitos alimentares, irritação crônica, agentes biológicos e radiação solar. • Tabagismo. O fumo é um