Projeto de tcc
Universidade Aberta do Brasil
Pedro Henrique Mesquita Braga
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO: EDUCANDO OS JOVENS PARA A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS.
Itapipoca CE
2012
Pedro Henrique Mesquita Braga
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO: EDUCANDO OS JOVENS PARA A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS.
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Aberta do Brasil – UAB/UECE, exigido como requisito parcial para conclusão da disciplina Metodologia da Pesquisa Educacional em Biologia, ministrada pela Profª Isabel Maria Sabino de Farias.
Itapipoca CE
2012
Sumario
Justificativa
Problema de pesquisa
Objetivos
Metodologia
Referencias
JUSTIFICATIVA:
Vemos hoje, uma serie de catástrofes ambientais e sabemos que estas, na maioria das vezes se dão pela má utilização dos recursos naturais pelo homem. Vendo também que as escolas deixam a desejar no que diz respeito a esse assunto, resolvi abordar esse tema, considerando que educando os jovens teremos um futuro melhor.
O homem é apenas mais um elemento a compor a natureza. Porém, em função do domínio da técnica, o ser humano avança sobre o meio ambiente de uma maneira baseada na racionalidade do lucro, não considerando, na maioria das vezes, os aspectos relacionados à interatividade dos elementos da natureza (GRUN, 2007, p.115). Observando essa afirmação se percebe o quão necessário é o estudo do ambiente e as práticas sustentáveis. A escola se faz indispensável a formação da consciência ambiental das pessoas, incentivando práticas sustentáveis, o que é de suma importância para a saúde do ambiente.
A partir da formação de cidadãos consciente os benefícios, embora sejam a longo prazo, são enormes. Ao desenvolver-se praticas sustentáveis podemos constatar redução de impactos tanto na fauna como na flora, nos recursos hídricos, no solo, no clima e na natureza como um todo.
Cuidar