O Universo - Física
Não sabemos o tamanho do nosso Universo porque ele é muito vasto para ser medido. Ele pode ser infinitamente grande ou conter outros Universos.
Se você imaginar que a nossa galáxia é do tamanho dos Estados Unidos, o nosso Sistema Solar seria do tamanho de uma moeda de dez centavos, e o Sol, de uma partícula de poeira.
A teoria do “Big Bang” tenta explicar sua origem. Sabemos que o Universo está em expansão e tornando-se mais frio, e que já foi um lugar quente e hostil. Os astrônomos ponderam que seria lógico assumir que tudo começou com uma grande bola de fogo que se expandiu para formar o Universo, há aproximadamente 13 bilhões de anos.
Como sabemos que o Universo está se expandindo?
Bom, por muito tempo, não sabíamos. Embora o Universo esteja se expandindo em toda a nossa volta, a expansão acontece em uma escala tão grande que é difícil notá-la daqui da Terra. A expansão do Universo foi descoberta, em 1929, pelo astrônomo Edwin Hubble. Ele utilizou o telescópio de 100 polegadas (2,54 m) em Mount Wilson, na Califórnia (EUA) - naquela época, o maior telescópio do mundo - para medir distâncias a outras galáxias.
Nós, seres humanos, temos uma tênue noção da dimensão do universo. Para se ter uma idéia, só na Via Láctea, a nossa galáxia, tem um diâmetro de cem mil anos luz, com um número incomensurável de estrelas, de toda ordem e tamanho, a grande maioria com sistemas planetários. Dizem que há mais estrelas no céu do que grão de areia na Terra. E a Terra é apenas um minúsculo ponto obscuro e opaco, no conceito sideral, e nada de singular existe nela que lhe outorgue, com exclusividade, o privilégio da vida.
E caso nossos cientistas venham a descobrir que há milhões de anos já houve indícios de vida em Marte ou em algumas luas de Júpiter ou Saturno, mesmo vida no estágio de micro-organismos, já constitui enorme avanço em nosso otimismo e o número de 10.000 planetas habitados passa a ser multiplicado por um milhão, já que dentro de nosso sistema