Reflexões filosóficas acerca do universo da educação física
Reflexões filosóficas acerca do universo da Educação Física
Porque a Filosofia surgiu especificamente na Grécia e não em outras civilizações? Que condições históricas especiais possibilitaram o surgimento da Filosofia? O que os gregos tinham de diferente dos outros povos?
As condições históricas citadas por Marilena Chauí, nos parágrafos iniciais, são, sem sombra de dúvidas, importantes, mas, não eram características exclusivas da sociedade grega. Outras civilizações, algumas tão evoluídas culturalmente quanto os gregos, também apresentavam condições similares. Os fenícios eram grandes navegantes; os egípcios, arquitetos engenhosos, os maias, matemáticos brilhantes, mas, em nenhuma dessas civilizações, floresceu a árvore da Filosofia. Foi somente na Grécia, mais especificamente, em Atenas, que a Filosofia encontrou condições históricas ideais para desenvolver-se. O que existia em Atenas e não existia em nenhum outro lugar do mundo, naquela época, era a valorização do debate e a liberdade de expressão, que caracterizam o Estado Democrático.
A Democracia foi o útero ideal onde a Filosofia encontrou condições propícias para seu desenvolvimento. A postura filosófica surgiu longe de Atenas, com os pré-socráticos, que rejeitaram as explicações mitológicas e buscaram, na natureza, as respostas para suas indagações. Porém, foi somente em Atenas que a arte do raciocínio especulativo alcançou desenvolvimento pleno. A ágora era um espaço público onde qualquer cidadão podia exprimir-se livremente e reivindicar seus direitos, porém, para se ter voz na ágora, era preciso dominar-se a arte da oratória e da argumentação. Por isso, em Atenas, o pensamento especulativo alcançou uma evolução tão acentuada. Não podemos nos esquecer também que a democracia ateniense não era, na verdade, uma democracia plena, pois, tinha por base econômica o trabalho escravo e negava às mulheres o direito de participação política. Os cidadãos atenienses não trabalhavam e dedicavam-se