O Ultimo fardo do homem branco
Diego Cabral
Guilherme Fialho
Jéssica Capato
Vitor Gibeli
Felipe Medeiros
Felícia Terssetti
Estevão Beloto
ADM. 1°ciclo B
Tópicos:
Construto de 1° grau
Construto de 2° grau
Etnocentrismo e relativismo cultural
Interação social
Tipos de interação social
Conhecimentos/Cultura/Senso comum/ Ciência/Religião
Analise do filme: O Ultimo Fardo do Homem Branco (ESCOLARIZANDO O MUNDO)
Construto de 1°e 2° grau
Construto designa em ciência um conceito teórico não observável. Exemplos de construtos são: personalidade, amor, medo. Tais conceitos são usados na linguagem comum, mas para se tornarem um construto científico necessitam de uma definição clara e de um embasamento empírico.
Etnocentrismo e relativismo cultural
Visão etnocêntrica: Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.
No filme: O século XIX caracterizou-se pela missão civilizadora do “Homem Branco” sobre as populações não brancas submetidas aos impérios coloniais. “O fardo do homem branco” tinha como base as teorias raciais que emergiam no campo científico europeu e norte-americano na segunda metade do século XIX e início do século XX. Em linhas gerais, estas teorias apoiavam-se em três critérios de diferenciação: o clima, a cultura e a raça. Desta forma, tudo que era diferente ao clima, a cultura e a raça europeia necessitava ser civilizado sem respeitar ao menos a cultura daquele povo, impondo um novo regime, um novo sistema forçado de se viver, ignorando a educação ocidental e seus costumes.
Relativismo cultural: é uma ideologia que defende que os valores, princípios morais, o certo e o errado, o bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura. Um ato considerado