O técnico em contabilidade e o mercado de trabalho
Fonte da resenha: http://www.senac.br/BTS/263/boltec263d.htm
Contador: Cláudio Ulysses F. Coelho - Mestre em contabilidade pela UFRJ. Assessor Técnico do Senac/DN.
Autora: Nadya Nagle Candeira de Sousa Pires Reis
Em estudos, consta-se que a profissão contábil já existe a muitos anos, mas o que nota é a evolução dentro do contexto tanto do profissional quanto da função em si. O contador por si só, desenvolve e levanta um conjunto de metas comerciais e, é nesse aspecto que a contabilidade passa a fazer parte da nossa vida continua.
As mudanças que se percebe no acervo da contabilidade são eficazes para o profissional da área, fazendo levantamentos econômicos dentro da empresa a qual presta seus serviços; tornando-o mais influente para almejar as tendências no mercado de trabalho. O técnico em contabilidade registra planilhas de dados com entrada, saída, lucros e quedas no mercado financeiro, para que possa manter sua função na empresa sempre as expectativas.
Antes conhecida como guarda-livros, os contadores do Brasi,l para exercer sua profissão era necessário fazer uma matricula na Junta Comercial. Com tamanho avanço tecnológico e as muitas dificuldades, só por volta do século XIX é que o Brasil começou a dar os primeiros passos para regular a profissão de contabilista. Hoje com grande abrangência; contabilidade passa a ser mais que um conhecimento em comércio, um curso superior, onde o profissional se gradua legalmente de acordo com os decretos da lei e com registro profissional no CFC/CRC.
No momento em que o profissional Técnico em Contabilidade obtiver o registro profissional no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) passa a se tornar apto a atuar nas atividades contábeis de sua área de atuação, podendo inclusive responsabilizar-se pelos demonstrativos contábeis das empresas.
Em razão da grande mudança é que o curso passa por