O Trovadorismo em livros didáticos
São apresentadas também as cantigas trovadorescas, produções literárias e poéticas desta época que eram acompanhadas por música e normalmente cantadas em coro, todas elas eram feitas em galego-português, denominadas de cantigas. Classificando-as em dois grupos: líricas e satíricas. Onde subdivide as cantigas líricas em cantigas de amor e de amigo, e as cantigas satíricas em cantigas de escárnio e maldizer.
Como forma de facilitar a aprendizagem e fixação, o autor apresenta um quadro comparando as cantigas, mostrando que havia aquelas em que se manifestavam juras de amor feitas à mulher do cavaleiro, outras em que predominava o sofrimento de amor da jovem em razão de o namorado ter partido para as Cruzadas, comparando os autores, sentimentos, origem, ambiente, e ainda outras, em que a intenção era descrever, de forma irônica, os costumes da sociedade portuguesa, apresentando de forma direta ou indiretas as pessoas ironizadas, com construções ambíguas, e temas que abordavam o adultério e os amores interesseiros, destacando a principal diferença entre essas cantigas.
Nicola apresenta um texto leve e exemplifica em seu material com canções de autores atuais, mostrando que apesar de falar de um período literário ocorrido na idade média, podemos encontrar muito de suas características e traços na atualidade.