O triste fim de policarpo quaresma
Capítulo 1
Major Quaresma era um homem sério de muitas regras, chegava sempre em casa as quatro e quinze, servindo de referência para outras pessoas que o via passar, isso aconteceu durante quase trinta anos, sempre do mesmo modo. Major Quaresma não era de muitos amigos, mais também não faltava com educação com seus vizinhos, não tinha inimigos, a única desavença era com o Doutor Segadas, que não aceitava o fato dele ter livros.
As únicas pessoas que o visitava eram a filha e o compadre, porém naquela semana um homem começou a frequentar regularmente a casa do major Quaresma, e levava consigo um violão, as pessoas viam e se surpreenderam com a novidade, e logo ficaram curiosos pra saber o que estava acontecendo, e descobrem que ele esta aprendendo a tocar violão quando em uma tarde Major Quaresma anda pela rua com um violão.
Nessa mesma tarde ao chegar em casa sua irmã não aprova que ele ande com o seresteiro por questão de status, ele defende o seresteiro dizendo que aquilo era apenas uma expressão artística, Major Quaresma vai a sua biblioteca e senta-se em uma cadeira de balanço para descansar, ao seu redor as estantes cheias de livros dos mais famosos autores da literatura brasileira, história do Brasil entre outros.
Policarpo era um homem patriota, não tinha anda haver com política, o que ele queria mesmo era conhecer o Brasil, não se sabia ao certo qual o estado em que nasceu, sabia-se só que nele não havia qualquer tipo de regionalismo, era apenas brasileiro. Entrou pra carreira militar logo aos dezoito anos, porém por problemas de saúde não pode servir, mais mesmo assim não se revoltou, entrou para a administração militar, foi onde se encontrou, ficava entre caminhões, soldados, canhões, e tudo mais que sonhava na carreira militar.
Era verdadeiramente apaixonado pela sua pátria, sabia a história, a geografia, as espécies de minerais, vegetais e animais que no Brasil havia, sabia o valor do ouro, dos diamantes, as nascentes e