O trabalho e suas evoluçoes
O sentido do trabalho vem sendo modificado ao longo da evolução da humanidade. No início, o trabalho surgiu pela necessidade de viver em grupo, era dedicado para sustentar aquela pequena sociedade voltado para o bem comum. Ao longo dos tempos o trabalho já foi menosprezado, dedicado somente para escravos e até considerado libertador para a alma.
A revolução industrial do sec. XVIII é responsável pelo modo de vida moderno. O trabalho foi estruturado de maneira hierárquica e sem distinção. Era forçado e visava apenas lucro e números, sem se importar com as longas jornadas de trabalho. Cansados de tal exploração, os funcionários começaram a reivindicar seus direitos, organizando sindicatos que prezavam por melhores condições de trabalho.
Podemos constatar que atualmente, apesar de termos grandes evoluções no âmbito empregatício, o trabalhador ainda não é visto e respeitado em muitas empresas. O sistema ideológico neoliberalista é individualista e visa somente o poder e lucro de poucos, mantendo na pirâmide hierárquica os trabalhadores na base.
Vivemos em uma época de uma nova revolução de ideias nesse setor. Os empregadores estão conscientizando que funcionário desmotivado ou com problemas pessoais não produz. A linha de produção está agora voltada para o homem, ele é a grande peça de todo esse sistema e sem ele não existe produção, consequentemente não existe lucro. Temos como exemplo a empresa transnacional Google, dona do título a melhor empresa pra se trabalhar do ano, que coloca em prática esse novo conceito. Alem do incentivo financeiro para ampliação acadêmica e da área dedicada ao ócio criativo, a empresa oferece á seus funcionários benefícios iguais. O presidente e o estagiário gozam do mesmo plano de saúde e bonificações. Segundo o presidente da empresa Fabio Barbosa, o bom relacionamento com os clientes é reflexo da harmonia criada dentro do meio de trabalho.
A expectativa é que possamos difundir essa ideia e quem sabe