O Trabalho Sempre Esteve Presente Na Hist Ria Do Desenvolvimento Do Ser Humano
Por ser tão antiga e tão abrangente, a história do trabalho pode ser abordada sob os mais diversos aspectos, tais como: a escravidão, a evolução do trabalho, a industrialização, o assalariamento, o sindicalismo, entre tantos outros. O tema que será desenvolvido será a evolução das condições de trabalho através dos recursos humanos, abrangendo as principais mudanças a partir do século XIX.
A Gestão de Pessoas teve seu início no final do século XIX com o desenvolvimento da administração científica, que teve como precursor Frederick Taylor. Esse movimento tinha como objetivo a padronização das atividades administrativas, concluindo que os operários produziam muito menos do que poderiam em determinadas situações de trabalho, desenvolvendo assim o sistema de Administração Científica, que tinha como fundamento a racionalização do trabalho, buscando a simplificação dos movimentos necessários para a execução das tarefas, tornando-as mecânicas e repetitivas, porém produtivas.
Logo após o movimento da administração cientifica, iniciou-se no começo do século XX a escola das relações humanas, um movimento cujo objetivo era comprovar que o produto final sofria alterações dependendo do ambiente e das condições de trabalho em que o operário se encontrava, proporcionando a harmonização entre o capital e o trabalho.
No período pós-guerra – décadas de 1950 a 1990 – foram expostos novos conceitos. A teoria das relações humanas foi substituída pela comportamental que, além das pessoas, também foca o espaço organizacional, com utilização de processos mais humanísticos em contraponto ao conceito de administração baseada em estruturas convencionais, normas rígidas e procedimentos burocráticos. Nesse período, motivado pelo crescimento significativo