O trabalho do pedagogo
Este profissional precisa ser preparado para enfrentar, com criatividade e competência os problemas do cotidiano. Ser flexível, tolerante e atento às questões decorrentes da diversidade cultural que caracteriza nossa sociedade.
O pedagogo, profissional da educação, de suma importância para o bom andamento da escola, deve ser um indivíduo preparado para desenvolver um trabalho de qualidade. Para isso ele pode e deve recorrer ao conhecimento adquirido ao longo de sua formação acadêmica , assim como as experiências adquiridas durante o seu tempo de trabalho na área de educação.
O bom profissional é aquele que concilia todo o seu conhecimento adquirido com a realidade em que está inserido o seu estabelecimento escolar, e com a legislação educacional vigente; sendo capaz de propor projetos , estratégias e soluções que não fujam à realidade de seus alunos.
O trabalho do pedagogo está intimamente relacionado com o do professor, operacionalizando projetos, métodos e sistemas pedagógicos das instituições escolares, visando o desenvolvimento do processo de aprendizagem, assim como, identificando as dificuldades dos indivíduos, desenvolvendo práticas e didáticas pedagógicas, sempre mantendo um nível elevado de conteúdo educacional.
Nos dias de hoje, com a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais nas escolas, sobretudo, nas escolas públicas, o pedagogo se vê frente ao desafio de incluir, avaliar e propor estratégias que atendam esses alunos. Sua função vai além de observar e avaliar