001737228
16840 palavras
68 páginas
RELATÓRIO DE LEITURA TEMÁTICO1. Foucault, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Raquel Ramalhete, 29ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
Na Primeira Parte do livro Vigiar e Punir, de Michael Foucault, cuja inscrição se faz logo no início da obra, parte esta, denominada de Suplício, visualisamos o nascimento daquilo que hoje entendemos por código penal, dentro do universo das leis. Nasce ali, mais precisamente no capítulo I, todo um esquema de leis cujo propósito não existe outro, além de julgar e punir quem comete crimes.
Ainda neste capitulo, o autor nos confidencia o tratamento destinado aos criminosos, sendo estes passíveis de pesadíssimas sanções, sendo que estas por si só, serviam de correção ao indivíduo fora da lei e também como método de intimidação para o restante da sociedade, afim de que não se repetisse, ou ao menos o interesse em praticar o ato criminal.
No mesmo capítulo, ainda podemos encontrar ínumeros e fidedignos exemplos de suplícios, onde o espetáculo era a exposição do corpo. Este tinha, se não maior, importância fundamental durante todo o processo, desde a descoberta, passando pela acusação, julgamento (condenação) e por fim, a morte.
[Damiens fora condenado, a 2 de marco de 1757], a pedir perdao publicamente diante da porta principal da Igreja deParis [aonde devia ser] levado e acompanhado numa carroca, nu, de camisola, carregando uma tocha de cera acesa de duas libras; [em seguida], na dita carroca, na praca de Greve, e sobre um patibulo que ai sera erguido, atenazado nos mamilos, bracos, coxas e barrigas das pernas, sua mao direita segurando a faca com que cometeu o dito parricidio, queimada com fogo de enxofre, e as partes em que sera atenazado se aplicarao chumbo derretido, oleo fervente, piche em fogo, cera e enxofre derretidos conjuntamente, e a seguir seu corpo sera puxado e desmembrado por quatro cavalos e seus membros e corpo consumidos ao fogo, reduzidos a cinzas, e suas cinzas lancadas ao vento.(1) Finalmente foi esquartejado