O trabalho ao longo da historia
Havia uma divisão simples do trabalho de acordo com a idade e o sexo. Onde as mulheres cuidavam das crianças e juntamente com elas eram responsáveis pela coleta de frutos e raízes, os homens caçavam, pescavam e defendiam o território, sempre realizavam as tarefas em grupo.
Acreditam os estudiosos que existia algum tipo de hierarquia que distribuía o trabalho. Tudo que caçavam, pescavam ou coletavam eram divididos entre eles.
Viviam sempre em grupos, havia uma divisão simples do trabalho, e o que caçavam e coletavam eram divididos entre todos. O homem saia para caçar e a mulher ficava em casa digo nas cavernas cozinhando cuidando da prole e coletando os alimentos qdo a agricultura ja tinha sido descoberta .
O trabalho na antiguidade Já na antiguidade o homem passou a fazer o maior uso da agricultura , pecuária ; assim , o a o grupo deixava de ser nômade e passava a compor uma sociedade dividida em ordem de trabalho , o que mais marcava na época , pois o trabalho definia a poder , a posse de uma pessoa. O melhor exemplo para se falar do trabalho na antiguidade são os Sumérios , habitantes da Mesopotamia. A sociedade mesopotâmica era dividida em castas. Os sacerdotes, os aristocratas, os militares e os comerciantes formaram castas privilegiada (a minoria). A maioria da população era formada pelos artesões, camponeses e escravos.
A Agricultura. Era base da Economia. Cultivavam trigo, cevada, linho, gergelim (sésamo, de onde extraiam o azeite para alimentação e iluminação), arvores frutíferas, raízes e legumes.
* A Criação de Animais. A criação de carneiros, burros, bois, gansos e patos era bastante desenvolvida;
* O Comércio. Os comerciantes eram funcionários a serviço dos templos e do palácio. Apesar disso, podiam fazer negócios por conta própria. A situação geográfica e a pobreza de matérias primas favoreceram os empreendimentos mercantis.
As caravanas de mercadores iam vender seus produtos e buscar o marfim da