analise das demonstrações contabeis
Ser líder quer dizer ser comprometido, empolgado, ter foco em objetivos, senso de oportunidades, dedicação, ênfase na participação de todos, motivação e foco no aprendizado das pessoas. O líder máximo não trabalha sozinho, mas com uma valorosa equipe que lidera e impulsiona. Seu êxito vai depender dessa equipe.
Dessa forma, o contador, como o principal responsável pela vida econômica de uma organização, precisa ter uma boa equipe com um sistema de linguagem especializada utilizada para medir as consequências das ações empresariais e comunicar essa informação ao contador que possui conhecimento científico e específico para a tomada de decisão.
O contabilista precisa conhecer e utilizar-se de relações humanas e interpessoais, além de técnicas de administração, precisa ser ético, ter capacidade de inovar e criar, desenvolvendo também sua capacidade de adaptação, pois mudanças fazem parte do cenário empresarial e corporativo.
Diante desses parâmetros, o uso da psicologia se faz necessário dentro do exercício da área contábil, uma vez que, uma organização é a coordenação planejada das atividades de uma série de pessoas para a consecução de algum propósito ou objetivo comum, explícito, por meio da divisão de trabalho e função e por meio de uma hierarquia de autoridade e responsabilidade.
A base da liderança não é o poder e, sim, a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício.
1- DELIMITAÇÃO DO TEMA
A psicologia, por estudar o comportamento humano, consiste em conciliar características de pessoas e grupos sendo bastante necessária para o profissional contábil no contexto organizacional.
Os contadores têm um importante papel no processo de solução de problemas, não como responsáveis por decisões, mas como responsáveis pelo levantamento e pela informação de dados que interessam. Dessa forma a psicologia auxilia o contador em diagnosticar possíveis problemas dentro do contexto organizacional, tendo o contador que