O texugo
Animais em vias de extinção são animais cuja espécie está em perigo de desaparecer da face da Terra , por isso existem nos jardins zoológicos alguns para que todos os humanos os possam conhecer, por exemplo o texugo.
O texugo
Quando o texugo vai caçar tenta sempre ir contra o vento, assim à entrada da toca escuta com atenção, aspira o ar, fareja com cuidado os raminhos e a terra em volta da toca, volta a entrar várias vezes na toca, repete todo o ritual anterior e finalmente com muita lentidão abandona a sua toca.
Vive nas orlas dos bosques, próximo de uma nascente.
O nome cientifico do texugo é : meles meles
O seu acasalamento acontece no Verão e as suas crias nascem de Janeiro a Março. Cada ninhada tem 2 ou 3 crias, que nascem revestidas de pêlos brancos misturados com alguns cinzentos. O texugo encontra-se em vias de extinção porque é vítima dos gases para matar as raposas que por vezes habitam na mesma toca que ele sempre que sente o cheiro do gás corre para o fundo da toca por isso morre asfixiado.
O registo fóssil indicia que este grupo de mustelídeos evoluiu a partir de ancestrais semelhantes a martas e fuinhas (Gén. Martes), que no Terciário (há 65 – 2 milhões de anos) diferenciaram-se, apresentando uma evolução na dentição em direcção à omnivoria (importância crescente dos dentes tuberculados atrás das mandíbulas e redução dos dentes carniceiros cortantes). O texugo pode habitar em áreas muito diferentes. Os texugos são mais abundantes em zonas com algum relevo e heterogêneas do ponto de vista paisagístico, com grande variedade de biótopos (como florestas caducifólias e mistas, matagais, sebes e terrenos agrícolas, margens de ribeiros) que lhes proporcionam uma maior disponibilidade de recursos e abrigos. No entanto, desde que tenha uma cobertura adequada e um tipo de solo em que o animal possa escavar até uma grande profundidade, qualquer local é propício para esta espécie.
O texugo vive em complexos de tocas