espécies
O início da operação foi confirmado pela União Nacional dos Agricultores da Inglaterra e do País de Gales (NFU, na sigla em inglês), através de uma carta do seu presidente, Peter Kendall, aos associados, publicada no sítio da organização na Internet. “Escrevo-vos para informar que a primeira operação piloto de controlo de texugos começou. É um importante passo não só para os criadores de gado, mas para todo o sector agrícola”, escreveu Kendall.
A tuberculose bovina tem vindo a alastrar em grande parte do Reino Unido desde os anos 1980. Segundo a NFU, cerca de 198.000 vacas foram abatidas desde 2008, em locais onde houve surtos de tuberculose. Só em 2012, houve 5000 focos da doença. A NFU argumenta que se nada for feito, a expansão da tuberculose bovina vai custar cerca de mil milhões de libras (1200 milhões de euros) aos contribuintes nos próximos dez anos, em compensações pagas aos agricultores e outras despesas.
Matar texugos – um pequeno mamífero que existe praticamente em toda a Europa – é uma das medidas identificadas para controlar a doença. O texugo (Meles meles) também é afectado pela tuberculose e pode transmiti-la para o gado. Um em cada três texugos nas zonas onde há focos de tuberculose bovina está infectado, segundo a NFU.