O texto Capoeira
Topedera Piauí
Coraçado in Bahia
Marinheiro absoluto
Chego pintando arrelia
Quando vê cobra assanhada
Não mete o pé na rodia
Se a cobra assanhada morde
Que fosse a cobra eu mordia
Mataro Pedro Minero
Dentro da Secretaria
As vidas de Pedro Mineiro, Samuel da Calçada e Besouro Mangangá podem ser entrevistas através das cantigas que ainda hoje acompanham e dão o ritmo a cada jogo, tal como a ladainha, acima citada, que se refere a um episódio da vida de Pedro Mineiro
A rua da saldanha foi o palco principal dos acontecimentos que marcaram a vida de Pedro Mineiro. No inicio de dezembro a rua ja andava em conflitos promovidos por marinheiros . Nesse conflito, varias prostitutas foram presas e os marinheiros se revoltaram e foram até a casa do capitão Cyrillo para agredi-lo e exigir que ele colocasse as mulheres em liberdade.
No dia 26 de dezembro, um outro conflito explodiu entre capoeiras e um grupo de marinheiros do torpedeiro Piauhy, chegado do Rio de Janeiro há três meses. O palco da desordem foi o botequim do Galinho, onde os marinheiros jantavam quando foram atacados pelos capoeiras Pedro Mineiro, Sebastião de Souza, e por um indivíduo chamado Antônio José Freire, também conhecido por Branco.
Na luta, dois marinheiros foram mortos. Os demais marinheiros feridos conseguiram escapar e voltar ao navio. Pedro Mineiro, Sebastião e Branco tentaram fugir pelas ruas da Sé, mas foram presos por guardas civis e pessoas do povo, conduzidos ao posto policial mais próximo e de lá levados para a Secretaria de Segurança Pública.
Esse conflito teve varias versoes confusas, ciumes de prostituta foi um deles, vingança de uma briga que aconteceu no dia anterio.
No dia dia do inquerito, pedro foi enterrogado e perguntando sobre sua profissão, ele respondeu: empregado da polícia
Foi ai que um dos marinheiros que estavam na secretaria, atirou em Pedro, e de acusado passa a ser vitima foi gravemente atingido no ombro, na perna e na região lombar
Isso