relat rio de estagio
Estágio sendo desenvolvido no Centro de Referencia do CRAS: que está localizado a Travessa São Gonçalo, nº15 Chatuba. João Pessoa, PB, que foi inaugurado em oito de agosto de 2008.
O Cras conta com uma equipe técnica que são: duas Assistentes Sociais, duas Psicóloga, uma Coordenadora, três seguranças, uma cozinheira uma para serviços gerias. O Cras tem vários departamentos um para cada setor, inclusive para o Peti e o Pro jovem. O CRAS se configura como porta de entrada da Assistência Social, ofertando e coordenando, em rede, ações que previnem situações de risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
A depender do caso o Cras pode encaminhar os integrantes da família ou grupo inteiro para outros serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica, oferecidos pela Prefeitura de João Pessoa, relativos ás segurança de rendimento, autonomia acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária.
São onze Cras, que fazem o acompanhamento socioassistencial das famílias integradas á rede das demais políticas públicas.
DESENVOLVIMENTO
Na inserção em campo de estagio fizemos de inicio uma análise da instituição e das demandas implícitas, foi possível observar que no CRAS são inúmeras as demandas detectadas tendo em vista que há a realização de um trabalho minucioso de acompanhamento das famílias e para isso é feito visitas domiciliares constantemente que começaram desde o inicio do projeto com o cadastramento do PAIF programa de assistência integral a família. Este e o principal programa do CRAS que é onde cadastra todas as famílias que serão beneficiadas pelos projetos, o primeiro contato com essas famílias foi no momento de fazer um diagnostico social e financeiro de todas as famílias envolvidas, e isso foi um grande avanço no sentido de conhecer as necessidades destas comunidades.
Dentre as demandas observadas podemos citar algumas que são bem